Mas apesar de ter ousado menos e optado por títulos mais próximos da minha realidade favorita, me vi completamente surpreso com todos os seis livros que escolhi para esse post. Loucura, aceitação, liberdade e coragem foram tudo que li nesse ano que acabou. Eu realmente gostaria que vocês lessem todas essas seis resenhas. Foram histórias que somaram, me tiraram o fôlego e que, sem dúvida alguma, eu releria ou presentearia alguém querido.
E caso você queira saber quais os outros livros que li em 2016, te dou duas opções:
a) Me adicionar no Skoob e conferir por lá meus registros de leitura e as próprias resenhas;
b) Visitar a Estante do OMD organizada por capas. As últimas 30 são as obras que li até dezembro.
1- Nosferatu - Joe Hill
Nosferatu foi lançado em 2015 e o procrastinei até agora por preconceito. Os comentários dizendo que o livro era uma reinvenção das histórias sobre vampiros me deixou com um pé atrás. Nunca fui fã da temática e encarar 614 páginas sobre isso não me animou por muito tempo. Porém, quando resolvi dar uma chance a obra me surpreendi positivamente e até agora não consigo enxergar o vampiro da história como um vampiro. É mais uma metáfora ou visão pessoal do leitor do que de fato uma caracterização certeira sobre o personagem.
Charles Manx é o tipo de pessoa que você deveria temer. Ele é um pedófilo e assassino em série famoso por sequestrar crianças que nunca mais voltaram a ser vistas. De tão louco ele criou uma realidade onde o Natal acontece todos os dias com tudo que faz do Natal uma época tão aconchegante. A questão é que esse lugar só existe em sua mente e para levar as crianças para lá ele precisa matá-las. Mas tudo bem, ele acha o esforço válido. Nada para ele é mais prazeroso que ver crianças-cadáveres brincando na neve ou sorrindo com o chocolate quente à beira da lareira. A infelicidade não existe nesse lugar. É proibida. CONTINUE LENDO!
2- Cyberstorm - Matthew Mather
Definitivamente não é o tipo de história que se lê em pitadas, aos poucos. Eu o devorei em dias, em cada tempo livre que encontrei na minha rotina. E por ter o inserido no meu dia a dia eu acabei tentando trazer toda a situação do livro para mais próximo de mim. Eu tive medo. Na obra de Matthew Mather, Nova York está isolada do mundo. Caminha para a morte como seus moradores, que enfrentam a pior nevasca em anos. O mundo está em colapso. Um colapso digital, com um estrago que só quem entende o mínimo de internet pode compreender.
Mike estava enfrentando uma crise em seu casamento quando tudo aconteceu. A internet caiu, assim como a eletricidade e a água, que passou a ser racionada até extinguir-se. Os telefones ficaram sem sinal, a TV passou a noticiar de modo muito vago uma crise de perspectivas mundiais. Um aviso passou a ecoar pelas ruas, pela boca do presidente dos Estados Unidos: fiquem em casa e mantenham-se seguros. Segurança. Tudo que não existe numa guerra. Em breve a ajuda viria. Em breve. CONTINUE LENDO!
3- Quando finalmente voltará a ser como nunca foi - Joachim Meyerhoff
Se tivéssemos um dom acima da média para a escrita e uma percepção aguçada para decifrar as entrelinhas de algumas atitudes de quem a gente ama, é possível que cada um de nós fosse capaz de escrever um livro igual a esse. Se não igual, bem parecido. Porque é isso que Joachim Meyerhoff faz, ele descreve com um olhar extremamente delicado e doloroso a rotina de uma família que poderia ser a nossa, mas não é por incontáveis pequenos grandes detalhes. A vida do protagonista é o grande problema aqui e ela nos leva junto. O ambiente em que ele cresce é que parece ser o eixo: um hospital psiquiátrico.
Imagine que seu pai é um médico competente, apaixonado pelo que faz e que resolveu fincar raízes no centro de um manicômio para poder cuidar de perto de todos os seus pacientes. Imagine que você, seus irmãos e sua mãe possuem uma vida totalmente moldada a atmosfera que um local como esse tem. Ao invés de ouvir o farfalhar das folhas das árvores ou a cantoria dos grilos na calada da noite, o único som que você escuta são gritos. Gritos vindos de todas as alas e prédios ao redor de onde você dorme. Gritos de dor e sofrimento. Sua canção de ninar particular. Imagine que seus vizinhos são loucos, possuem os mais variados distúrbios e você aprende a gostar de cada um deles. A maioria dos seus relacionamentos são assim: com pessoas que já não sabem distinguir o certo do errado. Mas que possuem histórias. E elas fazem desse livro algo delicioso de ler. CONTINUE LENDO!
4- A Fúria e a Aurora - Renée Ahdieh
Nunca fui um conhecedor dos contos de fadas e histórias afins. Nenhuma delas fez parte da minha infância e As Mil e Uma Noites foi mais uma que eu deixei passar batido. Tudo que eu sabia sobre era irrisório. E acredito que aqui isso foi algo bem positivo, porque até o nome da protagonista é o mesmo da história original: Sherazade. A premissa também é parecida: um rei perverso que dorme com as mocinhas pela noite e as enforca na claridade da aurora.
Imagine que sua melhor amiga foi morta pela autoridade maior de toda a cidade. Um assassinato frio, calculado e o pior de tudo: esperado. Ela não é a primeira mulher que sofre nas mãos do rei e ao que tudo indica não foi a última. Há muito tempo essa é a realidade de todas as noivas de Khalid. Agora imagine que movida pela vingança você decide se voluntariar para ser a próxima vítima. Imagine que você deixa para trás o homem que amou durante toda a sua vida para ser a próxima mulher de um monstro que desconhece a compaixão. É o que faz Sherazade. Mas ela não está disposta a morrer tão facilmente. Muito menos na primeira aurora. Ela tem um plano: ganhar o coração do califa, fazê-lo confiar nela e aí sim, acabar com um reinado pelas entranhas. Fazer justiça à Shiva, sua amiga, e as centenas de meninas mortas sem razão alguma. CONTINUE LENDO!
5- Simon vs. a agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli
A primeira coisa que pensei ao terminar esse livro foi: "Na vida real as coisas não são tão fáceis assim. Na vida real o final feliz seria amanhã. E você consegue imaginar em tudo que cabe no amanhã?." Não é um livro triste, apesar que a depender do seu nível de conexão com as histórias é bem capaz que algumas lágrimas escapem. É terrivelmente bonito e nos faz pensar que a vida não precisa ser tão dura. Nós não precisamos sobrecarregar o que já é difícil. Eu adorei a positividade que a autora trouxe para uma questão tão delicada. Ser gay é maravilhoso. Vamos mostrar isso ao mundo.
Há meses Simon troca e-mails com Blue. Eles se conheceram através de um tumblr de fofocas e declarações anônimas da escola em que estudam. Nunca se viram, não sabem suas verdadeiras identidades e está cada vez mais difícil permanecer assim. Eles estão apaixonados. Simon e Blue construíram um relacionamento virtual tão sólido e pessoal que eu tive medo. Tive medo da hora em que eles fossem transportar tudo isso para a vida real. Mas isso demora a acontecer. Blue não está pronto e Simon não quer pressioná-lo. Blue foi a melhor coisa que aconteceu na vida de Simon e ele teme que o garoto desapareça. Expectativas são algo bem ruim. CONTINUE LENDO!
6- Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon
Eu poderia escrever essa resenha apenas com os quotes que me marcaram. E vamos combinar que um livro bom é um livro com um número significativo de quotes para usar na vida. A obra de estreia da jamaicana Nicola Yoon é sutil. Quando li do que se tratava imaginei algo que fosse me fazer chorar por dias, mas a verdade é que a escrita dela é tão leve e bonita que no final das contas você se sente feliz. Feliz por ter a chance de aproveitar o mundo que a protagonista tanto sonha em conhecer.
Não, Madeline Whittier não vive em outro plano, planeta ou galáxia. Ela simplesmente habita a sua própria versão desse mundo. Com apenas alguns meses de vida ela foi diagnosticada com uma doença rara. Uma doença que a faz alérgica ao ar. Ao toque e ao sol. Seu histórico médico é preocupante. Internações, crises e incontáveis remédios. Ela vive com a mãe numa casa totalmente reformada para atender as suas necessidades. A única pessoa do exterior com quem ela interage é sua enfermeira Carla, que passa por uma série de procedimentos de lavagem e desintoxicação antes de adentrar a bolha de Madeline. CONTINUE LENDO!
Nosferatu foi lançado em 2015 e o procrastinei até agora por preconceito. Os comentários dizendo que o livro era uma reinvenção das histórias sobre vampiros me deixou com um pé atrás. Nunca fui fã da temática e encarar 614 páginas sobre isso não me animou por muito tempo. Porém, quando resolvi dar uma chance a obra me surpreendi positivamente e até agora não consigo enxergar o vampiro da história como um vampiro. É mais uma metáfora ou visão pessoal do leitor do que de fato uma caracterização certeira sobre o personagem.
Charles Manx é o tipo de pessoa que você deveria temer. Ele é um pedófilo e assassino em série famoso por sequestrar crianças que nunca mais voltaram a ser vistas. De tão louco ele criou uma realidade onde o Natal acontece todos os dias com tudo que faz do Natal uma época tão aconchegante. A questão é que esse lugar só existe em sua mente e para levar as crianças para lá ele precisa matá-las. Mas tudo bem, ele acha o esforço válido. Nada para ele é mais prazeroso que ver crianças-cadáveres brincando na neve ou sorrindo com o chocolate quente à beira da lareira. A infelicidade não existe nesse lugar. É proibida. CONTINUE LENDO!
2- Cyberstorm - Matthew Mather
Definitivamente não é o tipo de história que se lê em pitadas, aos poucos. Eu o devorei em dias, em cada tempo livre que encontrei na minha rotina. E por ter o inserido no meu dia a dia eu acabei tentando trazer toda a situação do livro para mais próximo de mim. Eu tive medo. Na obra de Matthew Mather, Nova York está isolada do mundo. Caminha para a morte como seus moradores, que enfrentam a pior nevasca em anos. O mundo está em colapso. Um colapso digital, com um estrago que só quem entende o mínimo de internet pode compreender.
Mike estava enfrentando uma crise em seu casamento quando tudo aconteceu. A internet caiu, assim como a eletricidade e a água, que passou a ser racionada até extinguir-se. Os telefones ficaram sem sinal, a TV passou a noticiar de modo muito vago uma crise de perspectivas mundiais. Um aviso passou a ecoar pelas ruas, pela boca do presidente dos Estados Unidos: fiquem em casa e mantenham-se seguros. Segurança. Tudo que não existe numa guerra. Em breve a ajuda viria. Em breve. CONTINUE LENDO!
3- Quando finalmente voltará a ser como nunca foi - Joachim Meyerhoff
Se tivéssemos um dom acima da média para a escrita e uma percepção aguçada para decifrar as entrelinhas de algumas atitudes de quem a gente ama, é possível que cada um de nós fosse capaz de escrever um livro igual a esse. Se não igual, bem parecido. Porque é isso que Joachim Meyerhoff faz, ele descreve com um olhar extremamente delicado e doloroso a rotina de uma família que poderia ser a nossa, mas não é por incontáveis pequenos grandes detalhes. A vida do protagonista é o grande problema aqui e ela nos leva junto. O ambiente em que ele cresce é que parece ser o eixo: um hospital psiquiátrico.
Imagine que seu pai é um médico competente, apaixonado pelo que faz e que resolveu fincar raízes no centro de um manicômio para poder cuidar de perto de todos os seus pacientes. Imagine que você, seus irmãos e sua mãe possuem uma vida totalmente moldada a atmosfera que um local como esse tem. Ao invés de ouvir o farfalhar das folhas das árvores ou a cantoria dos grilos na calada da noite, o único som que você escuta são gritos. Gritos vindos de todas as alas e prédios ao redor de onde você dorme. Gritos de dor e sofrimento. Sua canção de ninar particular. Imagine que seus vizinhos são loucos, possuem os mais variados distúrbios e você aprende a gostar de cada um deles. A maioria dos seus relacionamentos são assim: com pessoas que já não sabem distinguir o certo do errado. Mas que possuem histórias. E elas fazem desse livro algo delicioso de ler. CONTINUE LENDO!
4- A Fúria e a Aurora - Renée Ahdieh
Nunca fui um conhecedor dos contos de fadas e histórias afins. Nenhuma delas fez parte da minha infância e As Mil e Uma Noites foi mais uma que eu deixei passar batido. Tudo que eu sabia sobre era irrisório. E acredito que aqui isso foi algo bem positivo, porque até o nome da protagonista é o mesmo da história original: Sherazade. A premissa também é parecida: um rei perverso que dorme com as mocinhas pela noite e as enforca na claridade da aurora.
Imagine que sua melhor amiga foi morta pela autoridade maior de toda a cidade. Um assassinato frio, calculado e o pior de tudo: esperado. Ela não é a primeira mulher que sofre nas mãos do rei e ao que tudo indica não foi a última. Há muito tempo essa é a realidade de todas as noivas de Khalid. Agora imagine que movida pela vingança você decide se voluntariar para ser a próxima vítima. Imagine que você deixa para trás o homem que amou durante toda a sua vida para ser a próxima mulher de um monstro que desconhece a compaixão. É o que faz Sherazade. Mas ela não está disposta a morrer tão facilmente. Muito menos na primeira aurora. Ela tem um plano: ganhar o coração do califa, fazê-lo confiar nela e aí sim, acabar com um reinado pelas entranhas. Fazer justiça à Shiva, sua amiga, e as centenas de meninas mortas sem razão alguma. CONTINUE LENDO!
5- Simon vs. a agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli
A primeira coisa que pensei ao terminar esse livro foi: "Na vida real as coisas não são tão fáceis assim. Na vida real o final feliz seria amanhã. E você consegue imaginar em tudo que cabe no amanhã?." Não é um livro triste, apesar que a depender do seu nível de conexão com as histórias é bem capaz que algumas lágrimas escapem. É terrivelmente bonito e nos faz pensar que a vida não precisa ser tão dura. Nós não precisamos sobrecarregar o que já é difícil. Eu adorei a positividade que a autora trouxe para uma questão tão delicada. Ser gay é maravilhoso. Vamos mostrar isso ao mundo.
Há meses Simon troca e-mails com Blue. Eles se conheceram através de um tumblr de fofocas e declarações anônimas da escola em que estudam. Nunca se viram, não sabem suas verdadeiras identidades e está cada vez mais difícil permanecer assim. Eles estão apaixonados. Simon e Blue construíram um relacionamento virtual tão sólido e pessoal que eu tive medo. Tive medo da hora em que eles fossem transportar tudo isso para a vida real. Mas isso demora a acontecer. Blue não está pronto e Simon não quer pressioná-lo. Blue foi a melhor coisa que aconteceu na vida de Simon e ele teme que o garoto desapareça. Expectativas são algo bem ruim. CONTINUE LENDO!
6- Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon
Eu poderia escrever essa resenha apenas com os quotes que me marcaram. E vamos combinar que um livro bom é um livro com um número significativo de quotes para usar na vida. A obra de estreia da jamaicana Nicola Yoon é sutil. Quando li do que se tratava imaginei algo que fosse me fazer chorar por dias, mas a verdade é que a escrita dela é tão leve e bonita que no final das contas você se sente feliz. Feliz por ter a chance de aproveitar o mundo que a protagonista tanto sonha em conhecer.
Não, Madeline Whittier não vive em outro plano, planeta ou galáxia. Ela simplesmente habita a sua própria versão desse mundo. Com apenas alguns meses de vida ela foi diagnosticada com uma doença rara. Uma doença que a faz alérgica ao ar. Ao toque e ao sol. Seu histórico médico é preocupante. Internações, crises e incontáveis remédios. Ela vive com a mãe numa casa totalmente reformada para atender as suas necessidades. A única pessoa do exterior com quem ela interage é sua enfermeira Carla, que passa por uma série de procedimentos de lavagem e desintoxicação antes de adentrar a bolha de Madeline. CONTINUE LENDO!
A minha pilha de leituras para 2017 já começou. Que só venham histórias lindas!
0 comentários:
Postar um comentário
Não esqueça de dar sua opinião nesse espaço.Seu comentário é muito importante.
O QUE ACHOU DESSE POST?