[Resenha] Liberta-me - Tahereh Mafi

10 de jul. de 2013
Liberta-me - Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632353
Ano: 2013
Páginas: 448
Classificação: 
Página do livro no Skoob

Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante.
Resenha:
Me encontro em êxtase com esse livro, minhas expectativas foram correspondidas, ultrapassadas, pisoteadas da melhor maneira possível. A escrita de Mafi está voraz, suas metáforas estão afiadíssimas e os capítulos pedem para serem lidos com urgência.

(...) homens e mulheres e crianças, protestantes inocentes atropelados nas ruas; vejo armas e bombas, fogo e devastação, tanto sofrimento, sofrimento, sofrimento e quero gritar, quero gritar nos braços da atmosfera e eu preparo. Flexiono o punho. Puxo meu braço para trás e
   eu
       estilhaço
       o que resta desta terra." Trecho da página 244

Em Estilhaça-me Juliette, Adam e James encontraram o Ponto Ômega, um centro de resistência onde abrigam-se pessoas que são contra o Restabelecimento e também tem poderes especiais. Eu não esperava que esse rumo fosse tomado, que mais personagens com super poderes fossem surgir, foi uma surpresa boa, gostei do que a Mafi propôs. Confesso que fiquei receoso na forma dela em guiar esse assunto, poderia ter ficado fantasioso demais porém ela escreveu algo não muito surreal e convincente dentro do contexto, com o passar das páginas e as descobertas vindo, é impossível não se entreter, o foco foi mantido. Sara e Sonya, as gêmeas curandeiras, Brendam o garoto eletricidade, Kenki e sua invisibilidade, nenhum deles foi capaz de se sobressair nossa frágil intocada, admito que Kenji é um dos personagens mais importantes e que se destacam na leitura. A guerra é eminente e Juliette precisa controlar seus poderes, seu toque letal parece não ser a única coisa fora do normal, sua força, já conhecida do primeiro livro, parece ser um ponto a favor. Infelizmente, Juliette não amadureceu muito e continua remoendo seu lema de vida "sou um monstro, nunca tive amigos, já matei inocentes e não sou merecedora de nada". Isso se torna chato em alguns momentos, ela não sabe bem como manter-se equilibrada mas é impossível não entende-la e vibrar com cada avanço notável. Kenji será um amigo importante nessas horas, Juliette ouvirá algumas verdades dolorosas de sua boca.

Como todos sabem, além de Adam, Warner também é capaz de tocar Juliette sem ter suas forças sugadas até a morte. Vamos entender os motivos e ficar chocados com o que autora fez. Como se os três já não estivessem bastante ligados através desse fato, Mafi nos revelou algo que coloca Adam e Warner em ligação direta. O passado é mesmo assustador. Quem imaginaria algo assim? Lembram que Juliette não contou a ninguém que Warner também pode a tocar? Um dos momentos mais tensos é essa revelação, que até demora bastante pra acontecer. Adam perdeu todo o seu brilho, ele está sendo afetado por algo que não ousarei dizer e muda completamente a cabeça de sua amada. Warner será a grande maravilha de Liberta-me. Apesar de todas as atrocidades, e de ter plena consciência de quão malvado ele foi, é e pode ser, minha torcida vai pra ele. A autora contornou-o com uma áurea de garoto frágil de 19 anos manipulado psicologicamente pelo pai e conseguiu. Ganhamos um novo vilão, bem mais convincente, Anderson, um dos seis comandantes supremos do mundo e fundador do Restabelecimento, pai não só de Warner... A ameaça mais evidente.

Aos poucos Juliette conquistará seu espaço no Ponto Ômega e se tornará um membro indispensável nas missões da resistência, ela enxergará o quão poderosa é um pouco tarde demais. A revolução está acontecendo, a população está acordando com os boatos que exista alguém para lutar por eles, o Restabelecimento está a procura do Ponto Ômega. Um banho de sangue está próximo, muito próximo. Além de todo esse conflito, a maior batalha é interna e não me refiro ao fato de todos estarem metros abaixo da terra, me refiro ao coração de Juliette. Warner é cem pessoas diferentes e ela nunca saberá quem ele será dessa vez, que lado ele mostrará, mas é inevitável, ela está apaixonada por ele. Por esse monstro que permite-a ser ela mesma, que permite-a contar confidências sem julga-la, que transmite alívio. O desfecho é semelhante ao primeiro livro e me deixou ávido por respostas.

"Estou pronta para fazer algo de que, com certeza, vou me arrepender e, desta vez, não me importo. Chega de ser boazinha. Chega de ficar nervosa. Não tenho medo de mais nada. O caos completo está no meu futuro. E vou deixar minhas luvas para trás." Trecho do livro

Mal posso esperar para ler o próximo e último livro da trilogia.

17 comentários:

  1. Li Liberta-me esse ano e confesso que gostei bastante. Um dos pontos mais positivos da história da Tahereh foi a mudança no caráter de Warner, que tornou a história mais bacana. Além disso, ela consegue continuar com o mesmo ritmo enlouquecido em sua narrativa, com os conflitos da Juliette.

    Abraço
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estou louca pra ler esse livro e agora mais do que nunca! hahaa Estilhaça-me foi tão bom, que acredito que esse irá ser melhor ainda!
    Adorei a resenha!

    Beijos :*
    bloglostinwords.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li esses livros, mas estou muito curiosa já que vi muitos elogios. Vou procurar ler Estilhaça-me o mais rápido possível

    ResponderExcluir
  4. Não curto muito livros assim :/

    ResponderExcluir
  5. Ana Maria :)07:32

    PRECISO DESSE LIVRO! Só li Estilhaça-me e amei. Ótima resenha, Felipe!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo08:37

    Não li nenhum deles ainda, mas fiquei bem curiosa depois dessa tua resenha!! Li várias resenhas positivas de Estilhaça-me.

    ResponderExcluir
  7. Conheci o seu blog por uma promoção, e simplesmente amei!
    Estilhaça-me foi muito amor pra mim. Eu me apaixonei, mesmo. Estou louca para ler liberta-me, a única coisa de que não gostei foi da capa. Eles simplesmente pegaram a imagem do primeiro livro e ampliaram. Achei horrível e sem criatividade..Mas enfim, o que importa é o conteúdo *-*

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Preciso ter esse livro...na realidade a série toda..só escuto maravilhas sobre ela... e sua resenha só me deixou mais doida pra ler. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. Preciso muito desse livro, gente tô com muita saudades da Juliette, do Adam e até do Warner... Essa série é muito amor...

    ResponderExcluir
  10. Tem uns livros da novo conceito que nao curto mto ^^
    Aqui so tem romances melosos da ed novo conceito :D

    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho esse livro aqui, mas está na minha lista de espera para leitura. Só escuto e leio comentários positivos sobre essa série. Com certeza vou colocá-lo a frente de outros livros e iniciar sua leitura já!

    ResponderExcluir
  12. To louca p ler essa serie!!!

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li o livro, mas estou bem curiosa já que só vejo elogios.

    ResponderExcluir
  14. Essa trilogia sempre me chamou atenção, porém nunca li, tenho tantos em espera que fica difícil. Mas pela resenha ele parece ótimo assim como o anterior e pelo jeito o último da série deve ser ainda melhor.

    ResponderExcluir
  15. Em relação ao primeiro esse parece ter crescido e muito. A trama ficou melhor. Acho que se continuar assim vai ser uma boa trilogia, gostei de ver. Apesar de ter umas coisinhas que atrapalharam, pelo que já vi por aí, mas isso é opinião alheia e só lendo pra saber o que a gente acha né;

    ResponderExcluir
  16. Bem, neste livro há algumas revelações que me deixaram empolgada para continuar. Warner era uma pessoa extremamente diferente do que eu tinha em mente, nada do que eu achava realmente era, descobri neste livro que ele se escondia por trás de uma mascara com medo de se mostrar realmente por culpa daquele maldito ditador que é o seu pai. Em Liberta-me eu fiquei apaixonada por Warner, agora estou muito indecisa com que a Juliette deve ficar. Fiquei também com muita pena da situação que Adam e Juliette se envolveram. Eu até entendo que ela queria protegê-lo de quem ela é, do seu poder, mas seu afastamento me deixou furiosa.
    Realmente Tahereh errou na “formula” de Estilhaça-me o que é muito ruim, pois o primeiro livro sempre tem que ser o melhor ou as pessoas não vão dar a oportunidade para ler o seguinte (o que quase aconteceu comigo, só continuei porque uma amiga insistiu muito) e esperar que ele seja mais agradável. Enfim, espero que o terceiro, e ultimo livro da trilogia, supere este, tenha um final surpreendente. Espero que a leitura da trilogia não tenha sido em vão.

    ResponderExcluir

Não esqueça de dar sua opinião nesse espaço.Seu comentário é muito importante.
O QUE ACHOU DESSE POST?

TERROR

Jantar Secreto - Raphael Montes
Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de...
Jogos Macabros - R. L. Stine
Conhecido mundialmente por seus livros de terror e suspense, com centenas de milhões de exemplares vendidos, R. L. Stine desponta no cenário da ficção juvenil pela genialidade na criação de enredos sinistros...
Psicose - Robert Bloch
O clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O livro teve dois lançamentos no Brasil, em 1959 e 1964...
Nosferatu - Joe Hill
Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa...
O Vale dos Mortos - Rodrigo De Oliveira
Com passagens por Brasília, Estados Unidos, China e França, O Vale dos Mortos baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa...

FANTASIA/ POLICIAL

LEIA MAIS

ESPECIAIS ♥

Juntando os Pedaços - Jennifer Niven
Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar...
O Livro de Memórias - Lara Avery
Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível.E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença...
Simon vs. a agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli
Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da...
Quando finalmente voltará a ser como nunca foi - Joachim Meyerhoff
Isso é normal? Crescer entre centenas de pessoas com deficiência física e mental, como o filho mais novo do diretor de um hospital...
Eu Te Darei o Sol - Jandy Nelson
Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia...

POLICIAL

LEIA MAIS