[Resenha] Em chamas - Suzanne Collins

29 de mai de 2013
Em chamas - Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800641
Ano: 2011
Páginas: 413
Classificação: 
Página do livro no Skoob

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
Resenha:
Não sei descrever o tamanho da minha expectativa para a leitura desse livro, o desfecho de Jogos Vorazes me deixou curioso e pra ser sincero, eu não sabia bem o que esperar da continuação.

Na 74° edição dos Jogos Vorazes Katniss e Peeta conseguiram sair vivos e vitoriosos após banhos de sangue, algo inédito. A imagem de amantes desafortunados do Distrito 12, convenceu o público e tudo foi aceito como uma atitude em prol do amor dos dois. A Capital foi passada para trás e não vai perdoa-los.  As regras da Capital foram burladas, em uma atitude de afronta. No fundo, uma faísca foi acesa, até quando todos seriam subjugados ao poder da Capital? Os Distritos parecem reagir ao movimento iniciado pelos dois, algo mudou em Panem... Com a Turnê da Vitória, onde ambos visitarão todos os distritos, a rebelião ficará explícita, o povo resolveu agir. Preciso dizer que isso não vai ser bom? As coisas ficam tão tensas que o presidente Snow chegará a intervir pessoalmente. Se tem algo que não faltou nesse livro foram emoções.

Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas. Katniss continua confusa em relação a Gale e Peeta. Ambos terão seus momentos durante o enredo mas já tenho minha torcida definida desde o primeiro livro da trilogia: por Peeta! Cada atitude dele é digna de palmas, sempre pensando em protegê-la, sempre um fofo. Gale não me encanta tanto.

O livro fica impossível de largar quando a 75° edição é anunciada, a edição especial que ocorre a cada 25 anos, o Massacre Quartenário. Nesse ano, a Capital decidiu que cada Distrito fornecerá dois tributos que já foram vitoriosos nos jogos para entrarem outra vez na arena. Traduzindo: Katniss e Peeta nos Jogos novamente. Por essa eu não esperava, eu imaginei que teriam outros jogos, até por que é a lógica, mas não suspeitei que fosse vê-los novamente no velho regime "matar ou morrer". Haymitch, continua sendo o mentor e vamos conhecer mais sobre a sua edição, na qual ele foi vencedor. Nesse livro meus laços de amor com os personagens só se fortaleceram. Katniss está mais forte que nunca e a arena onde acontecerá os Jogos Vorazes é surpreendente.

O livro é dividido em três partes, Faísca, Massacre e O inimigo. O desfecho me deixou atordoado, o livro começa morno e vai esquentando aos poucos, antes da metade tudo já está completamente em chamas. Ainda prefiro o primeiro volume mas esse é tão bom quanto.

14 comentários:

  1. Gente, o que é o final deste livro? Não dá pra ficar sem ler o terceiro e eu fiquei agoniada porque eu não estava com o terceiro livro nas mãos quando terminei de ler o EM CHAMAS. O esquema político é extremamente parecido com o que a gente tem na vida real...

    ResponderExcluir
  2. Meu livro favorito ainda é "Em Chamas". Conhecemos muito mais a alma de katniss e ela deixa um pouco aquela frieza de lado do primeiro livro, que amo muito por causa da RUE e os jogos em si. Sou #TeamPeeta 4ever. Gale não me encantou desde o primeiro momento em que apareceu e até o final se provou por que, quem leu todos sabe do que estou falando. Peeta sempre viveu pra katniss, nem mesmo a familia(ao qual nunca se importou com ele) é mais importante. Há uma frase no livro "A esperança" que é Fatal sobre esse triângulo "Katniss irá ficar com aquele o qual ela não consegue viver sem." Em chamas é um livro de degraus e cada um vai esquentando a temperatura e acaba o livro com tudo pegando fogo, é emocionante e triste por alguns personagens que eu me afeiçoeei terem que morrer(nessa hora lembro de a esperança e quero chorar); Collins foi muito malvada em matar alguns personagens(e digo de toda a trilogia) que são tão queridos como os principais, mas é fantastica a maneira como fez o enredo. Louca esperando pelo filme e espero que seja melhor e mais movimentado que o primeiro, apesar de gostar muito também <3

    ResponderExcluir
  3. Também fiquei atordoada com o final. Fui ler o terceiro com urgência. Estou ansiosíssima para ver o filme!


    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro num estalar de dedos. A leitura é fluída, cheia de emoção e ação. Se o primeiro livro já me conquistou, esse nem se fala. Fiz uma resenha para ele também, contando vários spoilers (rsrs) se quiser dá uma olhada fica a vontade. Estou ansiosíssimo por "A esperança". Nunca vi uma série que passar tão rápido enquanto lemos. Abraço! http://defrentecomoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu sei que tem muita gente que gosta do Em Chamas, eu também acho que ele continua melhor que o primeiro livro. A questões que vão se desenrolando neste livro não nos deixa querer para de ler. Todas as questões vão pouco a pouco se desenvolvendo não por completo, mas de uma maneira que nos mostra como essa história prepara para o último livro. Eu tenho uma tendência para o último livro, pois toda a coisa da revolução que tem indícios no Em Chamas, me agradou.
    O filme, que não sei porque motivo só vai ser lançado em novembro parece que vai ser demais. Não me pareceu pelo trailer que eles tiraram muita coisa, o que realmente é muito ruim.
    Depois de ler todos os livro e assisti ao filme , agora é esperar para ver Em Chamas na telona.

    ResponderExcluir
  6. Ana Maria :)07:19

    Sou apaixonada por Trilogias, Em chamas é meu preferido de Jogos Vorazes, eu li os 3 em uma semana, viciante!

    ResponderExcluir
  7. Gostei desse livro, mas ainda prefiro o primeiro.
    Tmb sou Team Peeta e torcia para a Katniss ficar com ele no final.

    ResponderExcluir
  8. Quero ler! Esse livro, acho que está melhor que o primeiro, talvez a autora teve muito mais tempo para pensar e colocar toda a historia de Em Chamas que ela queria, mostrar coisas detalhas, coisas interessantes. Gosto que o seguimento do filme está tendo uma logica, a autora é muito inteligente, por isso amo jogos vorazes. Amo mesmo. Um jogo onde há um vencedor, e eu pensando que regras nao podiam ser quebradas, - foram 2. Creio que ela irá ficar com o seu parceiro de jogos e o caçador ficará com a atriz Dianna Agron, acho bem mais interessante assim também.

    ResponderExcluir
  9. Eu realmente não sei qual o meu favorito dessa trilogia, realmente é difícil, sai mais em um empate o 1 e o 2 rs.
    Quanto torcer p Peeta, acho que todo mundo faz isso, o ruim é que não vemos o lado de Gale, e isso da mais 1 ao Peeta é claro, mais ainda ta na minha cabeça, Suzanne Collins deveria fazer um livro apenas na versão de Gale, pois ainda estou curiosa a respeito do que ele passou enquanto a Katnip e Peeta estavam lutando :D
    bjoks!

    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Sou a única pessoa que não se interessa por essa "série"? Poxa!

    ResponderExcluir
  11. sem palavras para descrever esse livro *_*

    ResponderExcluir
  12. Sabe, quando você ama demais um livro e tem medo de ler a continuação? Pois é, eu sou assim com o Em Chamas, amei tanto o primeiro que tenho medo de terminar. Mas quero ler ainda este ano, antes de estrear o filme. Mas amei demais Jogos Vorazes!

    ResponderExcluir
  13. Esse livro realmente é "em chamas".Começa como quem não quer nada,mas o seu desfecho pega e mto fogo.Não consegui largar até a última página,é viciante e a leitura fica melhor a cada capítulo.Doida pra ver esse espetáculo de livro nos cinemas...chega logo novembro.

    ResponderExcluir
  14. Desde que li em um blog uma resenha que classificava em chamas como: "Massacre Quaternário" isto me assustou bastante e me fez recuar ainda mais sobre ler esta trilogia acho que depois de ler a resenha, de saber realmente o que passa nesse livro não posso tê-los em mãos. Ele parece mais um pesadelo. Muito medo. A resenha ficou realmente boa, mas meu santo realmente não bateu com essa série.

    ResponderExcluir

Não esqueça de dar sua opinião nesse espaço.Seu comentário é muito importante.
O QUE ACHOU DESSE POST?

TERROR

Jantar Secreto - Raphael Montes
Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de...
Jogos Macabros - R. L. Stine
Conhecido mundialmente por seus livros de terror e suspense, com centenas de milhões de exemplares vendidos, R. L. Stine desponta no cenário da ficção juvenil pela genialidade na criação de enredos sinistros...
Psicose - Robert Bloch
O clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O livro teve dois lançamentos no Brasil, em 1959 e 1964...
Nosferatu - Joe Hill
Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa...
O Vale dos Mortos - Rodrigo De Oliveira
Com passagens por Brasília, Estados Unidos, China e França, O Vale dos Mortos baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa...

FANTASIA/ POLICIAL

LEIA MAIS

ESPECIAIS ♥

Juntando os Pedaços - Jennifer Niven
Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar...
O Livro de Memórias - Lara Avery
Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível.E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença...
Simon vs. a agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli
Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da...
Quando finalmente voltará a ser como nunca foi - Joachim Meyerhoff
Isso é normal? Crescer entre centenas de pessoas com deficiência física e mental, como o filho mais novo do diretor de um hospital...
Eu Te Darei o Sol - Jandy Nelson
Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia...

POLICIAL

LEIA MAIS