[Resenha] A vida, o Universo e tudo mais - Douglas Adams

28 de nov de 2012
A Vida, o Universo e Tudo Mais - Douglas Adams 

Editora: Arqueiro

ISBN: 9788599296967
Ano: 2009

Páginas: 160
Página do livro no Skoob
Classificação: 

Após as loucas aventuras vividas com seus estranhos amigos em "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e "O Restaurante no Fim do Universo", Arthur Dent ficou cinco anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acordava todas as manhãs com um grito de horror por estar preso àquela monótona e assustadora rotina. Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.Este é o terceiro volume da "trilogia de quatro livros" de Douglas Adams, um dos mais cultuados escritores de ficção científica de todos os tempos. Seu humor corrosivo e sua habilidade em criar situações improváveis tornam seus livros indispensáveis para qualquer um que tenha capacidade de debochar de si mesmo.
Usando o planeta Krikkit como paródia da nossa sociedade e das guerras raciais, Adams cria uma história divertida, inteligente e repleta dos mais inusitados significados sobre a vida, o universo e tudo mais.
Resenha:
Esse é o terceiro livro da série "O Mochileiro das Galáxias", antes de tudo vamos aos spoilers do segundo livro para vocês entenderem tudo certinho:

Quando tornou-se presidente da galáxia, Zaphod teve suas memórias apagadas, uma varredura completa em seu cérebro. Seu antigo eu bloqueou as partes que sabiam disso para que fosse capaz de ir em frente e fazer o que tinha que ser feito. É por esse motivo que Beeblebrox toma atitudes sem saber bem o por quê.
Enquanto procurava Zarninwoop,um Esquadrão de Caças Frogstas levou-o para Frogstar, o planeta mais maligno da galáxia, para usa-lo como alimento no Vórtice de Perspectiva Total, a mais selvagem das torturas psíquicas a qual um ser vivo pode ser submetido, querem destruí-lo pois sabem o que Zaphod procura. Inexplicavelmente ele sai ileso, sem seu cérebro transformado em pudim e encontra uma nave 900 anos atrasada, onde finalmente acha Zarninwoop, o qual revela que tudo que acontecera até agora estava combinado com o próprio Zaphod.
Nisso, todos se encontram na nave Coração de Ouro onde viajam 576 bilhões de anos sem sair do lugar e vão comer no Milliways, o restaurante no fim do Universo. Lá roubam uma nave de um astro do rock plutônico programada para um mergulho solar, é, eles iam morrer mais uma vez, mas nos últimos momentos encontram um Teleporte e todos se salvam, deixando Marvin para a morte. Em fim, encontram o homem que rege o Universo e ficam, assim como eu, decepcionadíssimos e insatisfeitos. O livro termina com a turma separada no espaço mais uma vez.
Preciso comentar que fiquei chocado com o Marvin sendo deixado para trás?

Agora sim, vamos A Vida, o Universo e Tudo Mais...

Arthur Dent estava ilhado na Terra Pré-História a cinco anos,sim, ele havia viajado dois milhões de anos antes dos Vogons demolirem nosso planeta. Dois anos depois, Ford Prefect retorna, após ter sumido do mapa, com notícias de pertubações na corrente espaço-tempo. Coisas irão acontecer. Devido essa instabilidade um sofá é a única forma de saírem dessa. A bordo da nave de Slartibartfast, eles irão confrontar um antigo pesadelo do Universo, uma maldição que mergulhará a Galáxia em fogo e destruição, num fim prematuro.

Escapando da morte mais uma vez, Marvin foi salvo por um vendedor de ferro-velho, saindo apenas com um defeito na perna, se encontrava agora em Squornshellous Zeta provando que era 30 bilhões de vezes mais inteligente que um colchão:
"Pense em um número, qualquer número.
-Ahn... cinco - disse o colchão.
- Errado - respondeu Marvin - Você entende agora?
O colchão ficou muito impressionado (...)"
Como não amar o Marvin?

Os habitantes de Krikkit eram pessoas encantadoras e agradáveis  mas após descobrirem a existência do Universo elas piraram, simplesmente não podiam aceitar a ideia de algo a mais que eles mesmos existindo. Então de um dia para outro tornaram-se pessoas xenófobas e maníacas passando a perseguir e destruir qualquer coisa que não fosse de Krikkit, com suas milhares de espaçonaves imensas e robôs brancos assassinos eles não estavam dispostos a dividir a Galáxia.

A solução encontrada foi trancar Krikkit por toda a eternidade em um envoltório de Tempolento, a fechadura ficaria em um asteróide em órbita ao redor de seu envoltório, sua chave seria O Portal de Wikkit. Os problemas começam quando uma nave de guerra que estava desaparecida, não é presa junto com o planeta e agora está tentando pôr as mãos na chave. Entendem o que eles precisam fazer? Arthur, Ford, Zaphod, Trilliam e Slartbasrtfast precisam juntar os cinco pedaços da chave e impedir que caiam em mãos erradas.

Não vai ser nem um pouco fácil, Ford só pensa em beber com garotas, Zaphod é sequestrado, Trilliam anda apaixonada e  Arthur ainda quer chá.

Adorei esse volume, depois do primeiro esse é o segundo melhor livro da série, até agora. Marvin e Trillian ganham um destaque maior nessa aventura, por mim Marvin teria uma série de livros melancólicos, eu me divirto demais.

O livro termina quando surge alguém que só fala a verdade. A Verdade, Toda a Verdade e Nada Mais que a Verdade. Ficaram curiosos para saber a Pergunta para a Resposta fundamental sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais?
Leiam, ou aguardem a próxima resenha!

2 comentários:

  1. as capas desta série são maravilhosas. Parecem até que se movimentam!!!
    Ivi Campos
    ivinah@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada deste livro, me pareceu ter muita ação , e me pareceu interessante par aquem gosta do estilo.

    ResponderExcluir

Não esqueça de dar sua opinião nesse espaço.Seu comentário é muito importante.
O QUE ACHOU DESSE POST?

Resenhas

Alien - Alan Dean Foster
A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para...
Star Wars: Um Novo Amanhecer - John Jackson Miller
Desde os terríveis acontecimentos em STAR WARS - Episódio III: A vingança dos Sith, quando todos os Jedi foram perseguidos e condenados à morte, Kanan Jarrus tem...
Eu, Robô - Isaac Asimov
Eu, robô reúne os primeiros textos de Isaac Asimov sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela...
Nosferatu - Joe Hill
ictoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa...

RESENHAS MAIS ANTIGAS

LEIA MAIS

Resenhas

Só por Hoje e para Sempre - Renato Russo
Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante...
Espinho de Prata - Raymond E. Feist
Durante quase um ano, a paz reinou nas terras encantadas de Midkemia. Porém, novos desafios aguardam Arutha, o Príncipe de Krondor, quando Jimmy, o mais jovem...
Roleta Russa - Jason Matthews
Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de...
A Desconhecida - Peter Swanson
Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece em uma noite de...

MAIS LIDAS

LEIA MAIS